Algumas considerações sobre processo de emagrecimento
Sabe quando você se olha no espelho e sente que aquela não é a sua melhor versão?
No geral, todo mundo passa por isso em algum momento. Ocupamos nossa mente com centenas de milhares de pequenas coisas e acabamos descuidando de todo o resto.
O meu “limbo” foi a rotina da faculdade. Dormindo pouco, sem tempo para fazer exercício, comendo o que desse, como desse, onde desse...
Quando esse ciclo finalmente terminou e eu pude parar para colocar minha vida em perspectiva: Lá estava eu, refletida por todos os ângulos, mas não me reconheci.
Nesse momento, você se depara com três reações possíveis: 1) Largar o foda-se e decidir “se amar de qualquer jeito”. 2) Se deprimir/desesperar e dar de cara com a parede. 3) Correr atrás do prejuízo.
Eu escolhi ir pelo terceiro caminho e é aí que a nossa história começa... Alguns meses depois, quando a minha mudança física se tornou visível as pessoas começaram a questionar qual o segredo dessa “mágica”.
O que pretendo explicar aqui, é que não tem mágica nenhuma, é o oposto na verdade. É um processo extenso, que exige dedicação, sacrifício e paciência sobretudo. Mesmo com mais de um ano de dieta e treino intenso ainda não alcancei meu objetivo.
Se você espera resultados instantâneos, a frustração vai ser garantida.
“Mas fulano perdeu 8 kg em um mês”.
Que bom para fulano, porém, cada organismo responde de uma maneira. Algumas pessoas têm muita facilidade para perder peso, outras ganham massa muscular rápido, outras não têm muita predisposição para uma coisa, nem para outra.
Quer dizer que elas não podem ter o físico que desejam? ÓBVIO que podem. Só que cada pessoa tem seu ritmo. Nunca compare seus resultados com os de ninguém. Foque em você e na sua evolução.
“Eu estou focado(a), mas-é-fim-de-semana / mas-eu-to-de-TPM / mas-é-aniversário-da-minha-prima / mas...
Okay. Você pode ter uma dúzia de motivos justíssimos para fugir da dieta e/ou do treino. Quem sou eu para te condenar? O problema é que você pode justificar tudo isso para mim, para sua nutricionista, para o seu personal, mas não para o seu corpo.
Infelizmente, ele não entende que hoje é “dia do lixo”. Se você consumir mais calorias do que gasta no decorrer do dia, o organismo vai armazenar isso e pronto.
NÃO, você não tem que se privar de nada. Não é UM hambúrguer, UMA fatia de pizza ou UMA taça de sorvete quem vai te engordar. Tudo é uma questão de rotina, do que é exceção e do que é hábito.
E o que eu devo comer para emagrecer/ganhar massa?
Qual o melhor treino para secar/emagrecer?
Eu tenho o meu plano alimentar e a minha rotina de exercícios que funcionam para mim, porque foram montados por profissionais especializados que conhecem o meu corpo e sabem onde eu quero chegar.
Não caia nessa cilada de copiar o treino/dieta do amiguinho ou do YouTuber que você segue. Lembra o que falamos sobre cada organismo funcionar de uma maneira? Pois é, isso também se aplica aqui.
Parece muito complicado, mas não tem que ser. Você só precisa começar, quantas vezes forem necessárias. Falhou hoje? Não se desespere. Amanhã você tenta outra vez. Você tem todo o tempo que precisar.
Só volta. Não desiste até você poder olhar no espelho e ver a pessoa que sempre sonhou em ser.