olivia hye lockscreens
like/reblog if you save ଘ(੭ˊᵕˋ)੭* ੈ

#batman#tim drake#batfamily#batfam#dc fanart#bruce wayne#dick grayson


seen from Malaysia

seen from France
seen from Belgium

seen from United States

seen from Malaysia
seen from Poland
seen from Türkiye
seen from China

seen from Malaysia
seen from Türkiye
seen from United Kingdom

seen from Switzerland

seen from Chile

seen from Malaysia
seen from Netherlands
seen from Japan

seen from Switzerland

seen from United States
seen from Türkiye

seen from Malaysia
olivia hye lockscreens
like/reblog if you save ଘ(੭ˊᵕˋ)੭* ੈ
50 anos da nossa primeira disputa de pênaltis
O dia 5 de março é sempre uma data celebrada pelos são-paulinos, por causa do nosso primeiro título brasileiro, conquistado em 1978 (da edição de 1977). Mas essa data também é a de uma efeméride bem mais obscura: hoje completam-se cinquenta anos da primeira decisão por pênaltis de que o São Paulo participou.
Essa maneira de desempate foi adotada oficialmente pela Fifa a partir de 1970, porém vários torneios menores ao longo das duas décadas anteriores já usavam alguma variação da disputa de pênaltis como conhecemos hoje. Um desses torneios foi o Quadrangular de Temuco, de que o São Paulo participou em março de 1967. Logo na primeira partida, válida pelas semifinais, o empate sem gols entre o Tricolor e o Universidad de Chile forçou o desempate.
O São Paulo acabaria eliminado após a disputa, mas as circunstâncias dela são nebulosas. Tudo indica que apenas Guillermo Yavar, pelo clube chileno, e Fefeu, pelo São Paulo, fizeram as cobranças. Até aí, tudo bem, pois ainda não havia muitos critérios para esse tipo de desempate: mesmo em dezembro de 1971, nas semifinais da Série B do Campeonato Brasileiro, apenas Mário, pelo Villa Nova, e Manfrini, pela Ponte Preta, chutaram as cobranças até o time mineiro prevalecer, por 7 a 6.
Mas a maneira como os jornais daqui contaram não faz sentido. Segundo a Folha de S.Paulo (abaixo) e O Estado de S. Paulo, Yavar chutou quatro vezes, acertado todas, enquanto Fefeu chutou apenas duas, errando uma, formando o placar de 4 a 1. Ainda que se imagine que as cobranças iriam até o primeiro erro — o que acho difícil —, por que o chileno teria cobrado duas vezes a mais? Já o Diário Popular (no alto da página) só informava que Fefeu conseguira apenas um gol para o São Paulo.
Perguntei ao historiador do São Paulo, Michael Serra, se ele tem mais detalhes a respeito dessa partida. Ele tinha apenas uma anotação: “Fonte chilena diz que foi 4 a 2 nos pênaltis. Talvez a revista Estádio.” Mesmo esse placar só faria sentido com mais de um erro de Fefeu, pois ainda existiria possibilidade de empate após dois gols e um erro.
Para se ter uma ideia de como era difícil obter informações quando os clubes jogavam no exterior nessa época, leia um trecho da matéria do Diário Popular sobre o jogo, na edição daquela manhã:
O Tricolor estará fazendo [sic] a partida preliminar, contra o Newell’s Old Boys, da Argentina, ou o Universidad de Chile. Esta dúvida existe em virtude de o chefe da delegação, Mário Naddeo, ter comunicado que o encontro seria contra o time portenho [sic]. No entanto, telegrama da [agência de notícias] UPI diz que o jogo será frente ao Universidad de Chile. Tendo em vista as dificuldades de comunicação com Temuco, que dista 750 quilômetros de Santiago, e as inúmeras alterações que vêm sendo [sic] feitas no roteiro são-paulino, somente hoje cedo é que o empresário Samuel Ratinoff vai tomar solução definitiva a esse respeito.
Infelizmente, não há nenhuma hemeroteca digital que englobe periódicos chilenos dessa época. No site da Biblioteca Nacional do Chile, há algumas poucas edições de publicações menores, nenhuma delas de 1967. O jornal El Mercurio, principal de Santiago, até tem um arquivo com edições anteriores, mas elas estão disponíveis apenas a partir de 2011. Encontrei até uma página que lista algumas hemerotecas digitais na América Latina, porém nada do Chile.
Esse mistério só poderá solucionado quando eu puder voltar a Santiago e conseguir verificar os arquivos de algum jornal local da época. Ainda assim, apenas se eles contiverem uma informação mais detalhada, já que o torneio foi disputado em Temuco, e não na capital chilena.
Contando com essa, o São Paulo acabaria perdendo as três primeiras disputas por pênaltis que disputou, todas válidas por torneios amistosos. Em compensação, ganhou as oito primeiras em competições oficiais regulares que valiam classificação ou título (ou seja, excetuando as decisões após empates no Brasileiro de 1988 e no Paulista de 1989). Nessas condições, a primeira derrota tricolor foi para o Vélez Sarsfield, na decisão da Libertadores de 1994.
loona yyxy matching icons
like/reblog if you save ଘ(੭ˊᵕˋ)੭* ੈ
olivia hye collage headers
like/reblog if you save ଘ(੭ˊᵕˋ)੭* ੈ
olivia hye icons
like/reblog if you save ଘ(੭ˊᵕˋ)੭* ੈ
seunghee icons + match binnie x hyojung
like/reblog if you save ଘ(੭ˊᵕˋ)੭* ੈ
choerry icons
like/reblog if you save ଘ(੭ˊᵕˋ)੭* ੈ
gugudan icons
like/reblog if you save ଘ(੭ˊᵕˋ)੭* ੈ