Este livro já existia aqui em casa há tempos — veio comigo de Seattle — mas confesso que tinha medo de ler. De acirrar ainda mais as minhas anarquias internas, que convenhamos, todos que vivemos em sociedade temos e tentamos reprimir dia e noite. . Mas alguns eventos que aconteceram recentemente me fizeram preparada para ele. . Então, ontem à noite, depois de terminar "Beauty and Sadness" (Beleza e Tristeza), uma estranha novela do escritor japonês Yasunari Kawabata, fui terminar de assistir "The Bookshop" (A Livraria) no Netflix, e que é baseado num livro de Penelope Fitzgerald, do mesmo nome. Um livro semi-autobiográfico. . No final do filme, este é dedicado a John Berger, um novelista, poeta, pintor e crítico de arte britânico, bem conhecido pelo ensaio "Ways of Seeing" (Modos de Ver), no qual ele puxa o véu de como enxergamos arte no Ocidente (ou como fomos levados a vê-la). Esse ensaio surgiu depois de uma série de 3 episódios que ele fez para a BBC e que estão no YouTube (e estou doida pra ver). . Fiquei curiosa e fui checá-lo online, o nome me chamou atenção. Mas logo vi que eu o tinha confundindo com o Herbert Read, mas aí já era tarde demais pois o universo me trouxe exatamente aonde queria: Herbert Read, e seu livro que eu evitava. Poesia e Anarquismo. . Para vocês verem a beleza da dança emaranhada da arte, como ela flui a gente nas direções que interessam, a cada momento. Estou aqui comendo este livro que vou terminar hoje. (Pérolas nos comentários). . E mais curioso: o guru que eu tive em Seattle e que me abriu as portas e os olhos de ver o mundo como é, tinha por nome da sua prática: "The Way of Seeing". O Caminho Para Ver. Way é tanto caminho como modo. . E aqui estou eu reconhecendo cada coisa neste livro! Por isso que não o abri antes... mas uma hora... sustentamos ver. . Pus as fotos de outros 3 livros que habitam a minha casa, vivem do ladinho deste outro (mais 2 do Read e 1 do Tolstoy). Esperam por mim. Me dando tempo de acordar para VÊ-LOS. Alguns já entrei, mas se não os acabei ainda é porque estou no meu processo de reconhecê-los. . À propósito, fiquei doida pra ler a novela "G" de John Berger. . #wayofseeing #herbertread #johnberger #art https://www.instagram.com/p/CLj0bhTr1uh/?igshid=10j2dzwout4x7