Imposing

seen from India
seen from Costa Rica
seen from China
seen from Netherlands

seen from United States
seen from Germany

seen from United States
seen from Yemen
seen from China

seen from India

seen from Germany
seen from United Kingdom

seen from India

seen from India
seen from Spain

seen from India

seen from Ireland

seen from Ireland

seen from United States
seen from Türkiye
Imposing
Give Way
Human Geometry
nada se altera, tudo se transforma
‘E então, Jorge, abandonaste a Fujifilm?’ É, por estes dias, uma pergunta que oiço muito. A resposta é não, descansem, a Xpro2 continua comigo e não tenho qualquer intenção de seguir outro caminho.
As máquinas são hoje o que sempre foram, um instrumento. Por estes dias cada vez melhor e com mais opções de escolha, mas ainda assim só valem alguma coisa nas mãos certas. Nem consigo começar por explicar a desgraça que vou vendo por grupos de gente fiel a marcas. Se os tomasse como referência, acho que preferia usar uma caixa de sapatos.
Dito isto, faz por esta altura cinco semanas que vou alternando a minha Fuji com a a Sony A7 III e o que tenho para vos dizer é exactamente o que esperam. A máquina é excepcional, tem um sistema de foco extraordinário, um sistema de estabilização irrepreensível, uma sensibilidade ISO de perder a cabeça e... demasiadas opções que me levaram dois dias a colocar a meu gosto. Creio que se tiver de voltar a olhar para elas vou ter de começar do início, pois as alternativas são tantas que é um exercício de memória lembrarmo-nos do que escolhemos e porquê. Estou certo que a forma como configurei a máquina a torna exclusivamente minha, pois duvido que alguém mais faça as opções que fiz. É bom poder faze-las? Sinceramente não sei, nem sei se preciso de tudo o que é oferecido, mas é assim. O que me faz falta? As cores, as cores. Não tem grande importância, pois fotografo em raw e altero tudo a meu gosto, mas é desolador o ponto de partida.
O que sei é que sou um felizardo. Tenho um trabalho que gosto e a possibilidade de trabalhar com dois sistemas, que, até ver, complementam-se bem. As cores da Fuji são imbatíveis, a eficiência da Sony também. Ambas têm objectivas de grande qualidade e depois de adaptar a minha pós-produção, tudo se encaixa sem grandes sobressaltos. Tal como a XT-2, será provavelmente a A7 III a máquina principal de trabalho, mas a Xpro2 continuará a ser a minha máquina do dia a dia e a segunda máquina em qualquer ocasião.
Já agora, conseguem ver alguma substancial diferença de uma fotografia para a outra?
Monte Pindo by JoseIgnacioNovilloDiaz
Monte Pindo