A batalha do “Dedo do Meio”
Mostrar o dedo do meio no futebol pro amigo insuportável do trabalho e pro vizinho é a mesma coisa que xingar. Disso geral já sabe quase no mundo todo. Só que isso nem sempre existiu, então alguém inventou essa parada, certo? Certo.
Lá atrás, há 600 anos, a Inglaterra e a França estavam quebrando pau na Guerra dos Cem anos (que durou mais que isso, haja vontade de brigar). Isso pelos mesmos motivos de sempre: querer ser melhor que o outro, ter mais terra, mais dinheiro, mais poder. Numa das batalhas dessa guerra, em Azincourt (tem gente que fala Agincurt. Tanto faz, é tudo europeu.), os ingleses estavam em menor quantidade. Naquela época não existia AR-15 “atirando 300 tiros por minuto” como dizia o Zé Pequeno. Menos gente, era a mesma coisa que “deu ruim irmão”.
Aí os ingleses tiveram uma ideia: “Já que tamo em menos número, vamos ficar jogando flecha de longe e rezar muito”. Os franceses foram lá negociar: “Olha, cês tem duas opções, ou todo mundo se entrega e fica de boas, ou vamos matar geral na espadada e quem sobreviver vai perder o dedo do meio”. O que isso tem a ver? Do lado inglês tinha muito arqueiro mesmo e, sem o dedo do meio, na época, era quase impossível atirar com o arco e flecha.
Os caras não se entregaram e o pau comeu. Bem no Estilo filme de Hollywood, quem tava em menor número venceu. Só que nesse caso, os vacilões que estavam invadindo a casa dos outros eram os ingleses mesmo. Quando os sobreviventes do lado francês foram capturados e colocados num canto, os arqueiros ingleses passaram mostrando o dedo do meio pros caras, ao estilo “Olha aqui bando de otário, se fu***”.
E agora, depois de exatos 604 anos e 1 mês, você toma uma fechada no trânsito voltando do trabalho/faculdade, coloca o corpo pra fora pra mostrar o dedo e xingar o cara. Que doido, né?