Como disse, não ligo de ser julgada por aqui. A conta é pra isso, julgar e ser julgada. Dito isso, quero compartilhar algo com vcs: eu faço terrorismo alimentar nos meus filhos, principalmente no mais velho, de 8 aninhos. Vou explicar:
Eu fui uma criança muito negligenciada, e tenho vários traumas, de muita água que rolou embaixo dessa ponte, que me levaram a ser essa transtornada que eu sou hj. Minha mãe estava preocupada com as próprias demandas, e pensava que cuidar de uma criança era dar teto e algo pra comer. Então eu nunca tive contato com verdura, legumes, a alimentação era cheia de salsicha, linguiça e todos os industrializados do mundo! E isso me levou a ter péssimos hábitos alimentares. Sò quando fiquei adulta que tentei mudar isso, entendi a importância de alimentação equilibrada e tals.
Quando eu me tornei mãe, me comprometi a quebrar o ciclo de toda a merda que aconteceu comigo com meus filhos, fazer com eles tudo ao contrário que foi feito comigo, inclusive na alimentação. Então eu era aquela mãe que não deixava açúcar antes de 1 ano, fazia Danone de inhame e essas coisas todas.
Daí meu horário de trabalho mudou e meu filho começou a ficar a maior parte do tempo com minha irmã que estragou tudo que eu havia feito, ela deixava meu filho comer bobagem o dia todo! Tipo chegava da escola e comia Doritos, almoçava só macarrão , comia 1 barra de chocolate inteira, 6,7 Yakult por dia! E quando eu fiquei sabendo vi que eu estava seguindo os passos de quem tanto me feriu, negligenciando quem era mais importante pra mim.
Depois de uma guerra no meu trabalho e uma puta movimentação de gente, consegui mudar meu horário, então consigo estar em casa pra acompanhar meu filho desde a hora do almoço, as 13:30. Então nós conversamos e eu mudei tudo o que ele comia, apresentei todas as verduras, fiz ele experimentar, e juntos descobrimos o que ele gosta, então ele come rúcula, espinafre, alface, cebola, pepino, cenoura... Uma graça! E combinamos de sempre ter no prato 1 verdura e 1 legume, 1 proteína e 1 carboidrato, e que eu daria as opções pra ele escolher, pelo menos 2 sempre, então às vezes ele escolhe arroz,cenoura, espinafre e ovo, ou macarrão a bolonhesa com rúcula e pepino... E já virou hábito.
As bobagens eu não proibi, mas restringi. E tem pizza 1x semana, tem MC Donald's quando a gente passeia, ou as vezes eles pedem que eu faça hamburguer, aí trocam a janta por hambúrguer com batata frita que eu faço pra eles... Mas tudo com controle, esse tipo de substituição só 1x semana, ou nas co.emoracoes.
Combinamos que ele pode comer sobremesa 2xdia, e ele escolhe: sorvete, chocolate, bolo, nutela , doce de leite, essas coisas, mas só depois da refeição e em quantidade controlada sem repetir. Salgadinho 1 pacote por dia, no lanche e refrigerante só final de semana. E ele tem uma garrafinha tbm de 1l água, que é a meta dele, todo dia ele toma. Mas ele é bem ativo, joga futebol, tem bastante atividade, por isso eu deixo ele comer essas coisas.
Agora o terrorismo alimentar: como toda criança as vezes ele faz umas birras e não quer comer saudável, ou quer ultrapassar o combinado de doce ou salgadinho, aí eu falo pra ele: vc quer ficar igual os gordos do Kilos mortais? Que não conseguem nem levantar da cama de tão gordo? Então tem que comer certo desde criança! E funciona viu meninas, ele para na hora de resmungar kkkkkk.
Bom é isso, queria dividir isso com vcs, é algo que tenho me orgulhado muito , me faz sentir uma mãe foda RS. Ah, detalhe: ele está no peso ideal, nada gordinho. Mas não quero nunca que ele passe pela luta que estou passando!