Vertentes - Pernambuco/Brasil

seen from United States

seen from United States

seen from United Kingdom

seen from United States

seen from Malaysia

seen from United States

seen from United States

seen from United Kingdom
seen from United Kingdom

seen from Canada

seen from Malaysia

seen from United States
seen from China
seen from United States
seen from Yemen
seen from Germany
seen from United Kingdom
seen from United States
seen from Türkiye

seen from United States
Vertentes - Pernambuco/Brasil
Eu gostaria de saber
Eu gostaria de saber o que acontece nas vertentes alternativas de nossas escolhas. Em realidades paralelas, escolhemos a caneta azul ao invés da preta, tomamos um copo de água ao invés de escolher o refrigerante, colocamos aquela regata vermelha ao invés da blusa preta de mangas. Uma mínima escolha muda totalmente nosso futuro. Talvez, ao escolher a caneta azul, tudo se encaminhasse de uma forma que aquela realidade nos prometia.
Eu as vezes penso no que teria acontecido em determinado momento. Nossa vida não nos apresenta apenas duas alternativas. É uma encruzilhada de escolhas e cada uma delas nos leva pra outra encruzilhada.
Acho que tudo deu errado para mim quando me apaixonei por meu melhor amigo. Eu só tinha dez anos, era idiota e agia como uma imbecil na maior parte do tempo. Eu estraguei nossa amizade e hoje, oito anos depois, eu me sento em minha cama e penso: E se nós tivéssemos namorado? Estaríamos juntos até hoje? Eu teria descoberto minha pansexualidade? Eu teria conhecido a One Direction quando tive depressão por ser sozinha e sofrer bullying? O que teria acontecido se eu não tivesse lido a revista número 50 da TMJ e não tivesse criado aquela lista idiota de exigências sobre nosso namoro? Eu gostaria de saber...
MAIS CALÇAMENTOS PARA PRADOS A Prefeitura Municipal iniciou nesta segunda feira (03), o calçamento das ruas da Vila no bairro Pinheiro Chagas. A obra faz parte do investimento de meio milhão de reais e foi realizada pela atual administração para atender uma antiga reivindicação da comunidade afim de beneficiar moradores e todos que passam pelos locais. PREFEITURA DE PRADOS “Nossa terra, uma nova história” ADM 2017/2020 #Prados #Vertentes #MinasGerais #AMM #JornaldoPovão (em Prados, Minas Gerais) https://www.instagram.com/p/B8IpPA8lK6K/?igshid=qhvds4toi6jp
Mercês de Água Limpa abre o carnaval de São Tiago Segurança é a palavra de Lei Tamborim avisou, cuidado, Violão respondeu, me espera, Cavaquinho atacou, dobrado, Quando o apito chegou, já era. Veio o surdo e bateu, tão forte, Que a cuíca gemeu, de medo, E o pandeiro dançou, que sorte, Fazer samba não é brinquedo. (Alô, fevereiro – Roberta Sá) O tradicional carnaval antecipado de Mercês de Água Limpa abre o mês de fevereiro cheio de energia. Serão três dias, de 07 a 09, para os foliões já irem aquecendo para uma das festas mais populares e amadas do país. E no carnaval do distrito quem comanda a folia é o “Grêmio Recreativo Escola de Samba Comigo Ninguém Pode” que promete alegrar as ruas e os agualimpenses. “Esse ano temos novidades, vamos sair os três dias, nos outros anos saíamos apenas em um. No sábado, teremos samba enredo e no domingo o caminhão pipa vai jogar água na galera. Para escolha dos temas de cada dia fizemos uma reunião na qual foi discutido pela diretoria que na sexta-feira vamos homenagear o Zuzu; no sábado o tradicional time Esperança Futebol Clube e, no domingo, o Vasquinho. A expectativa é grande para esse ano, esperamos que as ruas encham de gente”, comentou o presidente da agremiação, Whanderson Inácio, o Andinho. Mas, folia boa é folia com responsabilidade e segurança. E quem chama a atenção para esse aspecto é o secretário Flúvio Salomão. Ele destacou para a importância de a comunidade respeitar os horários das apresentações, já que ele foi estabelecido através de um acordo entre Prefeitura Municipal e Polícia Militar. Os horários devem ser rigorosamente cumpridos para que a comunidade possa contar com a presença da PM. “Outro aspecto também merece a atenção dos comerciantes e dos foliões. Aprovamos esta semana uma Lei Municipal que proíbe a comercialização e a circulação durante os dias do carnaval de garrafas, copos e outros recipientes de vidro. Quem descomprimir estará sujeito às penalidades previstas pela Lei, que vão desde a apreensão da bebida até outras possíveis. No mais, é curtir a festa com alegria e responsabilidade”, comentou o secretário. #saotiago #carnavalantecipado #terradocafecombiscoito #vertentes #jornaldopovao (em São Tiago, Minas Gerais, Brazil) https://www.instagram.com/p/B7WhGE9lDw9/?igshid=183iq9z6365f
Folia de Reis: fé transmitida por música, arte e cultura Chapéu na cabeça, viola nas mãos e muita fé no coração. Guiados pela bandeira ou estandarte, a festa da Epifania do Senhor, ou festa de Reis, é marcada pela presença ativa – e fervorosa – de grupos folieiros. Uma tradição que atravessa gerações em toda a região do Campo das Vertentes. Existem registros da presença remota das folias no Brasil desde o início da colonização, no século XVI. Sua origem europeia é de meados dos séculos XIV e XV. Em São João del-Rei é provável que as folias tenham sido introduzidas no século XIX, resistindo até hoje. De longe se ouve os ecos de uma centenária tradição, as Folias de Reis. “De rua em rua, de porta em porta”, como diz um canto folclórico, levam às residências dos devotos a mensagem de paz e esperança nitidamente contida no nascimento de Jesus. O costume vem de uma antiga prática europeia de cantar nas casas versos que descrevem a natividade, a visita dos magos e pastores. “É uma manifestação de fé. Uma evangelização através da arte e da música. Uma bela ação folclórica que enriquecem a cultura popular de nossa região, que serviu de base, e exemplo, para muitas folias de Minas Gerais”, explica o folclorista e folieiro, Ulisses Passarelli. A finalidade das Folias de Reis é propagar a devoção religiosa aos Reis Magos e ao Menino Jesus por meio de cantoria, música e até mesmo dança. Na região são contabilizados nove grupos de folia, sendo três na zona rural e seis urbanas. E se engana quem pensa que esse trabalho é só para homens. Dona Lilia e seu grupo de mulheres vêm desmistificar isso. Aos 70 anos a aposentada sai com sua sanfona e mostra seu amor pela folia que faz parte. “É movido pelo amor. Quando começamos ninguém sabia cantar e muito menos tocar instrumento, mas nossa fé era muito maior que isso e não nos limitou. Logo buscamos aprender e mostrar, também, a fé da mulher nesse trabalho”, explica Maria Inês dos Santos (Lilia), idealizadora da Folia Vila Jardim São José. As apresentações e visitas, feitas de casa em casa, continuam até o próximo domingo, 06. Lucas Silveira #culturabrasileira #folclorebrasileiro #folclore #vertentes #minasgerais🔺 https://www.instagram.com/p/B61W087FuwE/?igshid=1fgblgksv79l3
Uma foto tão linda!!!! 😍❤🐈🙏 Mas quem tem gato sabe que ele pode estar ali só pensando em como derrubar tudo 😂😂😂 . . . . . #vertentes
Preciso de um tempo.
Como é amar tanto uma pessoa e depois simplesmente parecer não existir nada? Nem alma, nem sentimento, nem reciprocidade, sem vida. Viver em um mundo cinza mesmo ensolarado. Viver sem esperança de ser encontrado, viver como mais um num mundo despedaçado. Como juntar os pedaços se já andei por toda cidade deixando esses pedaços? Como achar esses pedaços sem vontade de encontra-los? É assim que me sinto sobre esse tempo. Tempo que não volta, tempo pedido, tempo perdido? Tempo apreendido no meu presente, não preciso mais desse tempo.
O POSITIVISMO
E AÍ, BORA REFLETIR?
ENTÃO VAMOS LÁ!
O positivismo surgiu no período em que a Europa tornava se industrial com o intuito de propor uma nova organização social. A vertente foi criada por August Comte, filósofo Francês e fundador da sociologia. Comte nasceu em Montpellier-França, no dia 19 de Janeiro de 1798 e ao começar seus estudos na Escola Politécnica de Paris apresentou ideias não compatíveis com as que a instituição regia e por este motivo foi expulso. Seus pensamentos começaram a ser conhecidos a partir do momento em que ele foi secretário de filósofo Sant-Simon.
August Comte tinha em mente a criação de uma teoria que conquistasse um modelo de sociedade organizada, esta doutrina buscava ver o superficial considerando a ciência positiva como observação aparente dos fenômenos, desse modo não questionando os acontecimentos dentro da conjuntura.
Dentro do positivismo haviam três ideias principais que norteavam essa vertente, sendo elas:
As leis regulavam os fenômenos sociais e humanos, os quais faziam com que a sociedade não tivesse autonomia para expressar suas próprias ideias;
O naturalismo positivista era um método utilizado para estudar o homem e a sociedade;
O modelo da objetividade científica norteavam as ciências naturais, humanas e sociais.
No Brasil Comte teve grande influência entre os intelectuais e militares. A presença do Positivismo foi eminente na elaboração da Constituição de 1891 e também influenciou nosso sistema de ensino.
Desse modo percebemos que a essência do Positivismo está fundamentada na culpabilização do indivíduo, fazendo com que ele seja responsável por suas ações, mesmo que elas sejam involuntárias e ligadas a sociedade.
Fontes:
https://www.ebiografia.com/auguste_comte/
COMTE, Auguste. Comte, vida e obra; seleção de textos de José Arthur Giannotti. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978
Publicação feita por: Anderly Zargiski e Milla Cristye