Uma reflexão sobre Super-heróis (The Incredibles)
Antes de mais, aviso já que isto não vai ser uma critica do filmes The Incredibles 2, um filme já com 15 anos de antecipação, esta irá sair daqui a umas semanas, quando eu tiver a oportunidade de ver o filme. Isto vai ser uma reflexão sobre o papel de ícones que os super-heróis têm na sociedade de hoje, esta ideia teve como inspiração o facto de o filme estar perto da estreia e vai tocar em certos elementos do mesmo, mas não irá conter spoiler, toda a informação que se encontra neste texto pode ser observada através do trailer do filme. Espero que gostem:
Quase tudo o que fazemos nesta vida tem em consideração o benefício próprio. Temos sim momentos de altruísmo, mas na esmagadora maior parte do tempo estamos a pensar em nos próprios.
Já os super heróis são a máxima do altruísmo, aceitam proteger a população da mundo como se a conhecem-se familiarmente, agindo sempre em benefício do próximo.
Ao seguir este enorme dever moral superior, estes seres usam os seus poderes em benefício dos outros, mas junto a esse genuíno desejo de ajudar, há uma quantidade saudável de interesse próprio e uma parte de equilíbrio entre as duas partes, beneficiando toda a gente, um bom exemplo disto é a própria mulher elástica, ela volta à ação para ajudar a sua família e não por um desejo superior de fazer o bem, agindo para ajudar aqueles que ela ama e, por consequência, ajuda a população que precisa dos seus talentos único.
Ao ajudar os outros os super-heróis ajudam-se a si mesmos. Quando eles vão ao salvamento, eles estão a usar toda a sua força e por tanto cumprem o seu destino.
E esta é a boa parte deste grande paradoxo, os super-heróis agem de acordo com a sua natureza e por isso são felizes, mesmo sendo um trabalho complicado. Os super-heróis estão aqui para vos ajudar, independentemente de quem forem, eles são o símbolo de esperança que nos mostram que se nós seguirmos a nossa felicidade esta também será recebida pelos que nos rodeiam.
Super-heróis são membros essenciais desta família de ícones que existe no mundo, eles ensinam-nos a ser uma melhor versão de nós próprios e que a paixão que temos sobre alguma coisa pode ser transmitida para outras pessoas, por isso, fação o que vos traz felicidade, pois essa felicidade que vocês aplicam no vosso trabalho pode trazer uma felicidade tão grande ou ainda maior a outras pessoas.